segunda-feira, 4 de maio de 2015

TRABALHO DE FÍSICA: NICOLAU COPÉRNICO

TRABALHO DE FÍSICA: NICOLAAU COPÉRNICO

ALUNAS: LUANA E RAFAELA



Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
 
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.
 
Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico, apesar da grande circulação de seu livro (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições, o que é uma quantidade grande para os padrões científicos da época). Entretanto, muitos astrônomos aceitaram partes de sua teoria, e seu modelo influenciou muitos cientistas renomados que viriam a fazer parte da história, como Galileu e Kepler, que conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la.
As principais partes da teoria de Copérnico são:
  Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).
  O centro do universo é perto do Sol.
  Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.
  A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.
  O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.
  A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
 

 
 
 



TRABALHO DE FÍSICA: EVANGELISTA TORRICELLI

TRABALHO DE FÍSICA: EVANGELISTA TORRICELLI
 
ALUNO: GABRIEL
 
 
Nascido em 1608, em Faenza, Itália, Evangelista Torricelli estudou em uma escola jesuíta. Aos dezenove anos inscreveu-se na Universidade de Roma, onde estudou matemática sob a orientação de Benedetto Castelli. Teve como amigos de classe futuros matemáticos de fama, como Cavalieri e Ricci. Torricelli teve influências de grandes estudiosos como Galileu, do qual foi secretário e discípulo. Anos mais tarde, Galileu morre e seus discípulos se dispersaram rapidamente.
Torricelli quis partir da vila onde seu mestre morrera, mas sua fama não o deixou. O Grão-Duque da Toscana nomeou-o matemático da corte, tornando-se sucessor de Galileu na cátedra de matemática da Universidade. Muitos estudos de Torricelli não sobreviveram, pois precediam ao período toscano, época na qual ele produziu pouca coisa e sob a forma de apontamentos desordenados e frequentemente incompreensíveis e desconexos.
O surgimento de novas ciências experimentais tais como a física, a astronomia e as suas aplicações, a hidráulica e a balística, levou os estudiosos a resolverem novos problemas, problemas estes até então inexistentes. Torricelli fez vários estudos, entre eles o estudo sobre o movimento de projéteis e problemas de geometria. Na área da matemática fez grandes avanços, chegando a descobrir uma fórmula que pode calcular a velocidade final de um corpo, sem que se conhecesse o intervalo de tempo do movimento do mesmo. Essa equação pode ser escrita da seguinte forma:
V2 = V02 + 2αΔs
Onde:
V é a velocidade final;
V0 é a velocidade inicial;
α é a acleração;
ΔS é a variação do deslocamento do corpo.
 
A equação descrita acima é uma equação utilizada para a resolução de problemas de movimento uniformemente variado (MRUV). Mas essa é uma equação que surge a partir de duas outras equações que também podem ser utilizadas na resolução de problemas de MRUV. Seguem abaixo as equações:
s = s0 + v0t + (αt2/2) (I)
v = v0 + αt (II)
Lembrando que para o MRUV a aceleração é constante e diferente de zero (α≠0). Juntando as equações I e II, descritas acima, podemos chegar à equação descrita por Torricelli.

 

 

TRABALHO DE FÍSICA: CLÁUDIO PTOLOMEU

TRABALHO DE FÍSICA: CLÁUDIO PTOLOMEU

ALUNOS: JUAN E NICOLAS






       
 
 
 
 
 
 
 
       Cláudio Ptolomeu foi um cientista egípcio de etnia grega. Dedicou-se matemática, astronomia, geografia e física, escrevendo alguns dos mais importantes tratados científicos da Antiguidade. Futuramente seus escritos serviriam às civilizações árabe e medieval europeia como uma introdução ao mundo da ciência grega.

        Trabalhou em Alexandria, no Egito por volta de 120-145 e deixou uma obra composta de treze livros, cujo principal se tornou conhecido como o Almagesto          (O grande tratado), que sintetiza os trabalhos dos astrônomos gregos da antiguidade e é a principal fonte de conhecimento a respeito da obra de Hiparco, considerado o maior astrônomo da antiga Grécia. Hiparco elaborou o primeiro catálogo estelar, com as posições de 850 estrelas. Ptolomeu deu continuidade a esse trabalho e registrou em seu catálogo 1.022 estrelas, das quais 172 ele próprio descobriu.
 
PRINCIPAIS OBRAS:
 
    Almagesto (também conhecido como Grande Síntese) - treze livros sobre Astronomia, Geometria e Trigonometria. Nesta grande obra, Ptolomeu fez estudos sobre o movimento do Sol e da Lua, Trigonometria Esférica, descrição do Astrolábio, eclipses da Lua e do Sol, conjunções de planetas e catalogação de estrelas. 
  Hipóteses Planetárias – apresenta um calendário com as horas em que várias estrelas aparecem e desaparecem no céu. 
    Geografia – fez a descrição e medicação do planeta Terra.
   Harmônica – estudos de acústica e a matemática dos sons da música grega de sua época. 
    Sobre a dimensão – estudos sobre a tridimensionalidade do espaço.
   Óptica – estudos dos raios luminosos e refracção.
 
 

TRABALHO DE FÍSICA: ANDER CELSIUS

TRABALHO DE FÍSICA: ANDER CELSIUS

ALUNAS: THAINÁ E IASMIN




ØNasceu na cidade de Uppsala, na Suécia, em 27 de novembro de 1701. Morreu em 25 de abril de 1744, de tuberculose, aos 42 anos.
ØTornou-se professor de Astronomia na Universidade de Uppsala em 1730.
ØFenômeno da Aurora Boreal.
ØObservatório Astronômico.
Ø1736 a 1737 participou de uma expedição cientifica.
ØTeoria de Newton.
 

 
 
 

TRABALHO DE FÍSICA- DANIEL G. FARENHEIT

TRABALHO DE FÍSICA- DANIEL G. FARENHEIT

 ALUNOS: RAFAEL E IGOR




 
 
Nasceu dia 24/05/1686 na Polônia
Filho do mercador Daniel Fahrenheit e de Concórdia Fahrenheit.
Tem 5 irmãos, no qual Daniel é o mais novo.
Foi educado para trabalhar no comércio e viajou pela Grã-Bretanha e pelos baíses baixos.
Estudou e trabalhou em Amsterdã, onde despertou interesse pela química.
Conheceu o físico holandêsWillien Jacob´s e sob sua orientação abandonou o comércio e dedicou a física experimental ( como a fabricação de termômetros, barômetros etc...)
Fahrenheit inventou o termômetro a álcool em 1709, e em 1714 criou o termômetro de mercúrio. Em 1724 criou a escala Fahrenheit, cujo símbolo é ºF.
 

REVISÃO - 7º ANO