sábado, 14 de março de 2015
CORREÇÃO DA TAREFA - 6º E 7º ANO: AS ESTAÇÕES DO ANO
TAREFA DE FÍSICA – 6º E 7º ANO
Data:10/10/15
AS
ESTAÇÕES DO ANO
As
estações do ano – primavera, verão,
outono e inverno, são períodos de aproximadamente três meses cada, entre um
solstício e um equinócio, conforme a imagem abaixo.
Baseado nas informações acima complete a tabela
abaixo:
Relações entre os solstícios, os
equinócios e o início das estações do ano.
|
|||
Acontecimento
|
Data
|
Hemisfério Sul
|
Hemisfério Norte
|
Solstício de dezembro
|
21 ou 22 de dezembro
|
Solstício de verão
|
Solstício de inverno
|
Equinócio de março
|
21 ou 22 de
março
|
Equinócio de outono
|
Equinócio de primavera
|
Solstício de junho
|
21 ou 22 de
junho
|
Solstício de inverno
|
Solstício de verão
|
Equinócio de setembro
|
22 ou 23 de setembro
|
Equinócio de primavera
|
Equinócio de outono
|
CORREÇÃO DA
TAREFA DE FÍSICA – 8º ANO A
Desenvolvimento sustentável.
1-Não.
Pois há inúmeras evidências que os seres humanos continuam a cometer os mesmos erros
dos nativos da Ilha de Páscoa.
A
exploração abusiva de recursos naturais, como o carvão mineral, minérios,
madeira, a extinção de espécies, a perda de fertilidade do solo, a poluição do
ar e da água são apenas alguns exemplos de que a sociedade humana não apresenta um desenvolvimento
sustentável.
2-
A expressão “desenvolvimento sustentável” pode ser entendida como desenvolvimento
econômico e material que leve em conta as consequências das atividades humanas
sobre o ambiente e se utilize dos recursos naturais que possam ser renovados,
para que não haja degradação do ambiente ou esgotamento desses recursos.
3-
Desafio
|
Exemplos
|
Qualidade
do ar
|
Poluição
do ar; destruição da camada de ozônio; chuva ácida; aquecimento global.
|
Qualidade
da água
|
Quantidade
insuficiente de água; descarte inadequado das águas servidas.
|
Produção
de bens e energia
|
Exploração
de recursos renováveis em velocidade maior do que a capacidade de renovação.
|
domingo, 8 de março de 2015
Correção da Tarefa (8º ANO) Tema: Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa:
1-
A lição mais importante deixada pela civilização Rapanui é que a não preservação dos recursos
naturais existentes na ilha e o seu consumo em excesso foram os
responsáveis pela autodestruição dos seus moradores. Desta forma, devemos
refletir e repensar nossas atitudes em relação à preservação dos recursos existentes
hoje, no nosso planeta.
2-
Sim. Se soubessem que estes recursos se esgotariam, teriam um consumo
consciente e responsável, de acordo com a necessidade da população, evitando
assim o fim trágico que tiveram.
3-
Com certeza. Se não mudarmos nossa maneira de agir e passarmos a consumir
nossos recursos de maneira consciente, estamos sujeitos a ter o mesmo fim da
população da ilha de Páscoa.
Correção da Tarefa (6º ANO) - Alerta vermelho: Caburé na área
Aves de rapina: As aves de rapina ("rapina" = raptar, aves
que raptam) é um termo utilizado para caracterizar as aves carnívoras que
apresentam determinadas adaptações para a caça ativa. No geral, elas possuem o
bico curvo e afiado, garras poderosas e fortes, além de uma excelente visão e
audição. Pertencem a esse grupo as águias, gaviões, falcões, corujas, abutres e
urubus.
Perguntas Frequentes:
Hábito crepuscular:
Crepuscular é um termo usado para descrever animais que são
primariamente ativos durante o crepúsculo,
ou seja, no amanhecer e no anoitecer.
A palavra é derivada do Latim crepusculum, que significa
"crepúsculo". Crepuscular está então em contraste com os
comportamentos diurno e noturno.
Explorando diferentes linguagens:
1-
Uma ave de rapina é aquela que vem, em voo, agarra sua presa com muita rapidez
e violência.
2-
Significa que, em sua maioria, as corujas são ativas (alimentação, reprodução,
etc.) durante o crepúsculo,
tendendo a ficarem quietas e recolhidas no restante do tempo.
3-
Não. Segundo o texto, o caburé é ativo durante o dia.
4-
A ave é caçadora e se alimenta de pequenos animais, incluindo insetos.
5-
Sim, pois os animais que lhes servem de alimento comem plantas ou se alimentam
de outros animais que dependem das plantas por meio das cadeias alimentares.
Correção da Tarefa (6º e 7º ANO) - Temas: Ciclo dia/noite, Ritmo biológico e O Seu Ciclo dia/noite
- Animais diurnos: pardais, bem-te-vis. tico-ticos, pombas. Animais noturnos:algumas espécies de corujas, morcegos, vaga-lumes. Isso acontece pois cada animal está adaptado a um ciclo (dia ou noite). Cada espécie tem o seu ritmo biológico, o seu ritmo de vida. É uma regularidade da natureza.
- Onze horas: as folhas ficam abertas durante o dia e fechadas durante a noite. Girassol: quando o dia está iluminado – e movem suas folhas – ficam bem abertos e se movem para ficar viradas para o sol. Quando escurece, elas murcham um pouco.
- Quem não dorme tempo suficiente pode ficar irritado e, certamente, não terá disposição para praticar esportes, brincar e participar de atividades escolares.
- Estabelecer horários regulares para deitar e levantar ajuda a ter uma vida regrada e saudável;
- Procurar deixar o ambiente calmo o ajudará a dormir bem;
- Antes de dormir, procure não tomar café, chás e refrigerantes que contenham cafeína (substância que tira o sono).
Assinar:
Postagens (Atom)
-
USE O QUE VOCÊ APRENDEU (P.236) 1- COM O PASSAR DOS DIA A LUA TEM SUA APARÊNCIA MODIFICADA. QUANTOS DIAS LEVA PARA QUE ELA VOLTE À AP...
-
IMPORTANTE: Imprimir, responder e entregar impreterivelmente amanhã (17/11/15). Os alunos que já entregaram não precisam realizar a ativ...
-
COPIE E RESOLVA OS EXERCÍCIOS ABAIXO EM SEU CADERNO. SE PREFERIR IMPRIMA OS ENUNCIADOS! Função horária dos espaços ...