sexta-feira, 27 de março de 2015
COMUNICADO AOS ALUNOS DO 7º ANO!
Pessoal, a tabela sobre as estações do ano, que seria usada na tarefa será entregue na terça-feira. A atividade será feita em grupo durante a aula de Física, pois preciso orientá-los quanto a sua realização.
Bjos, até segunda!!
Ótimo fim de semana a todos!!
terça-feira, 24 de março de 2015
Correção da tarefa de Física- 8º ano A / TEMA: A AÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS
Tarefa dada em 10/03/15.
ü Redução do solo fértil
Vamos considerar o
desmatamento da Floresta Amazônica. A atuação de decompositores sobre
resíduos(que na maioria são restos de plantas) deixa no solo nutrientes
necessários às plantas. Com o desmatamento, várias plantas deixarão de existir,
pois os decompositores deixarão de obter alimentos, visto que não haverá resíduos
para utilizarem em sua nutrição, e morrerão. Sem nutrientes no solo e sem
decompositores, a mata das regiões vizinhas não se expande em direção ao
terreno devastado, pois este perdeu sua fertilidade. Ainda que o homem
introduza novas plantas neste local, pode ser que não haja nutrientes em
quantidade suficiente no solo para que estas se desenvolvam.
Na maioria das vezes, o homem derruba uma floresta
para transformá-la em campo agrícola. É o que ocorre na maioria dos campos
agrícolas existentes, que manejados de forma inadequada, sofrem erosão e perdem a fertilidade.
ü Introdução de uma
espécie onde ela não existe.
Este caso de intervenção do homem no ambiente pode ser
problemático, pois as espécies introduzidas em um ecossistema de forma
intencional ou acidental oferecem riscos a esse ecossistema, passando a ser
consideradas espécies invasoras.
Podemos
citar como exemplo de espécie invasora, o Javali, nativo da
Ásia, Europa e norte da África. Estes foram trazidos para o Brasil por
criadores, alguns escaparam e no ambiente natural transformaram-se em praga,
pois além de devastar plantações, compete com outros animais pode até atacar
pessoas.
Outro exemplo aconteceu na Austrália, quando
colonizadores ingleses resolveram levar para lá alguns casais de uma espécie
conhecida como lebre europeia.
Como na Austrália, não havia carnívoros suficientes ágeis e rápidos suficientes
para caçar essas lebres, em pouco tempo a população desses animais aumentou
assustadoramente e eles passaram a devorar a vegetação nativa e a invadir
plantações, devastando-as.
ü
Substituição
da vegetação nativa:
Pode ser observada em locais do Brasil onde a
vegetação do cerrado foi substituída por plantações de eucaliptos destinadas à
produção de madeiras e papel. Embora as formigas saúvas continuem encontrando
condições favoráveis para o seu desenvolvimento, os tamanduás (seus predadores
naturais) e algumas espécies de aves não conseguem sobreviver nos eucaliptais,
morrendo ou fugido para outras regiões onde há vegetação do cerrado. Sem
predadores, o resultado é a multiplicação de saúvas, que se transformam em
pragas.
Correção da tarefa de Física - 8º ano A / TEMA: A AÇÃO HUMANA E OS DESEQUILIBRIOS AMBIENTAIS
PARTE 2
Tarefa dada em 17/03/15.
Outros exemplos da ação humana no ambiente que se mostraram desastrosas.
· a destruição dos manguezais em vários pontos do litoral vem interferindo na procriação de várias espécies marinhas;
· a derrubada da Mata Atlântica, reduzida a menos de 10% do que existia em 1500 vem alterando o regime de chuvas em vários pontos do litoral, o que já provocou a extinção de inúmeras espécies;
· o despejo de esgotos e de resíduos industriais em rios provoca a mortalidade de grandes quantidades de peixes.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
USE O QUE VOCÊ APRENDEU (P.236) 1- COM O PASSAR DOS DIA A LUA TEM SUA APARÊNCIA MODIFICADA. QUANTOS DIAS LEVA PARA QUE ELA VOLTE À AP...
-
IMPORTANTE: Imprimir, responder e entregar impreterivelmente amanhã (17/11/15). Os alunos que já entregaram não precisam realizar a ativ...
-
COPIE E RESOLVA OS EXERCÍCIOS ABAIXO EM SEU CADERNO. SE PREFERIR IMPRIMA OS ENUNCIADOS! Função horária dos espaços ...