terça-feira, 21 de abril de 2015

TRABALHO DE FÍSICA - ARISTÓTELES

ARISTÓTELES
 ALUNAS: FERNANDA E GIOVANA

Nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia, em 384 a.C .
Aos 17 anos, ingressou na Academia de Platão, em Atenas. Foi por lá que despertou a atenção de seu mestre, Platão, a ponto de substituí-lo após sua morte.
Teve um filho chamado Nicômaco.

Em 343 a.C se tornou o mestre de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época.

Com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola. Sua escola, em pouco tempo, se tornaria um renomado centro de estudos, dividido em diferentes especialidades.

Mas, com a morte de Alexandre, em 323 a.C., houve um aumento do sentimento antimacedônico em Atenas. E, além disso, o partido nacionalista foi reativado por Demóstenes.

Tudo isso deixou a situação de Aristóteles delicada. Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade e teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola.

Morreu um ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal.
 

 
 
É possível dividir a sua vida em duas partes....
Uma anterior a Academia de Platão, e outra posterior.
 
Na primeira, Aristóteles mostra-se influenciado, acreditando na imortalidade da alma e divindade dos corpos celestes.
 
Já na segunda é notável uma maior independência em relação aos pensamentos de Platão.
 
Após a morte de Platão, Aristóteles ainda funda o Liceu, sua escola em Atenas, com uma biblioteca e museu com diversas espécies. Seus alunos ficaram conhecidos como “andarilhos” “ou peripatéticos”.

LIVROS:
 


 

1- Física
2- Sobre o Céu
3- Sobre a Geração e a Corrupção
4- Meteorológicos
 

 
ARISTÓTELES E A FÍSICA
 A preocupação de Aristóteles com a física começa pela investigação do movimento dos corpos, com a observação do crescimento, alteração e mudança.
Suas contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, a gravidade e a queda dos corpos, e sua Teoria do ato e potência.

Ao movimento da queda dos corpos Aristóteles chamou de graves. O ato e potência  explica as indagações de Aristóteles em relação ao movimento dos corpos, “ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento”.
 
 A gravidade é considerada por Aristóteles como o movimento que os corpos fazem para chegar ao seu lugar natural. E quanto mais pesado for o corpo maior será velocidade que irá cair ao chão. Aristóteles afirma que, os elementos caíam para acharem o local correto que deveriam estar na natureza: o ar acima de tudo como uma camada protetora da terra, logo abaixo o fogo (daí a explicação de porque o fogo queima para cima) e a água na superfície da terra e por último a terra.


 

Adicionar legenda






Essas considerações são feitas por Aristóteles devido à crença de que a terra era o centro do universo mantendo-se imóvel enquanto os outros planetas giram em torno dela.


 
A TERRA COMO O CENTRO DO UNIVERSO:
 
 
 
 
 
A Terra era considerada o centro do universo e todos os astros giravam em torno dela, por isso era chamado o sistema geocêntrico. O mundo, sublunar segundo Aristóteles, era o mundo das mudanças e dos movimentos onde não havia o éter e o espaço do mundo supra lunar onde os corpos celestes  movimentavam em seu próprio eixo, diferentemente da terra que por não possuir essa forma estava em estado inerte.

 
 
PTOLOMEU:

Cláudio Ptolomeu também adotou o mesmo sistema cosmológico de Aristóteles acreditando que a terra era o centro do universo(sistema geocêntrico),a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Lua,Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
 
Porém no sistema elaborado por Aristóteles as órbitas feitas por esses astros eram círculos perfeitos, o que contrariava os cálculos feitos por Ptolomeu.

Desenvolveu um complicado sistema de oitenta epiciclos, para redesenhar os movimentos das órbitas desses astros. Um epiciclo seria a órbita circular descrita por um planeta e em contrapartida outra órbita circular é feita envolta da Terra.






 
QUATRO TIPOS DE MOVIMENTO...
 
 1) Movimento substancial – mudança de forma, nascimento e morte.
 2) Movimento qualitativo – mudança de propriedade.
 3) Movimento quantitativo – acrescimento e diminuição.
 4) Movimento espacial – mudança de lugar, condicionando todas as demais espécies de mudança.
MOVIMENTO
A capacidade de produzir o movimento, e a matéria em repouso que seria a falta de movimento, traz uma outra questão muito importante para a física aristotélica que é o tempo e o espaço.

A proposição de Aristóteles em relação ao tempo é que o existe um ponto zero que é o agora e uma reta temporal que seria infinita, o entendimento racional do termo é a compreensão cognitiva desses  dois momentos na reta temporal. Que se distingue através do movimento das coisas.


Movimento Natural: Movimento que carrega um objeto a seu lugar natural;

Movimento Violento: Afasta o objeto de sua posição natural. Quando isto acontece, o movimento tende a “perder força”, enquanto que o movimento natural tende a “ganhar força”.
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

TRABALHO DE FÍSICA- JAMES PRESCOTT JOULE


JAMES PRESCOTT JOULE
ALUNOS: DANILO E HÉLIO
 

 

James Prescott Joule foi um físico britânico que nasceu a 24 de Dezembro de 1818 em Salford, tendo falecido a 11 de outubro de 1889 emTrafford.
 
ü  Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico. Isso o direcionou para a teoria da conservação da energia (a Primeira Lei da Termodinâmica).

ü  A nomenclatura joule, para unidades de trabalho no SI só veio após sua morte, em homenagem. Joule trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado, agora chamada Lei de Joule.

          Filho de Benjamin Joule (1784-1858), um rico cervejeiro, Joule foi educado em casa, em Salford, até 1834 quando foi enviado, com seu irmão Benjamim, para estudar com John Dalton na Sociedade Literária e Filosófica de Manchester.

         Os dois só receberam educação por dois anos em aritmética e geometria, até que Dalton foi forçado a se aposentar devido a um acidente vascular cerebral. Entretanto, a influência de Dalton deixou marcas duradouras assim como a dos seus associados, o químico William Henry e os engenheiros de Manchester Peter Ewart e Eaton Hodgkinson. Joule foi posteriormente tutelado por John Davies. Fascinado por eletricidade, ele e seu irmão faziam experiências dando choques elétricos em si e nos empregados da família.

        Joule tornou-se um gerente da fábrica de cerveja e tinha um papel ativo até à venda do negócio em 1854.

        A ciência era um hobby, mas ele logo começou a investigar a viabilidade da substituição do motor a vapor da cervejaria pelo recém-inventado motor elétrico.

        Em 1838, seus primeiros artigos científicos sobre a electricidade foram contribuições para Annals of Electricity, a revista científica fundada e conduzida por William Sturgeon, colega de Davies.

        Ele descobriu a Lei de Joule em 1840 e esperava impressionar a Royal Society, mas notou, não pela última vez, que ele era visto como um mero amador provinciano. Quando Sturgeon se mudou para Manchester em 1840, Joule e ele se tornaram o núcleo de um círculo de intelectuais da cidade. Os dois compartilhavam simpatias similares de que ciência e teologia podem e devem ser integradas.

          Passou a perceber que a queima de uma libra de carvão numa máquina a vapor produzia rendimento cinco vezes maior que uma libra de zinco consumida numa célula elétrica de Grove, uma primitiva bateria elétrica.

 

 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

TAREFA DE FÍSICA-7º ANO: AS ESTAÇÕES DO ANO


Conforme o combinado em sala, copie e em seguida responda as perguntas 5 e 6 em seu caderno.






5- Qual é a duração da noite mais longa do ano em campo Grande(MS)? Considere a latitude como 20º Sul.

 
6- A cidade de Puerto Santa Cruz na Patagônia (Argentina) tem latitude 50° Sul. Se ao longo do ano, uma pessoa ficar acordada durante todo o período diurno desse local, é possível que ela consiga dormir ao menos oito horas todas as noites? Por quê?


sexta-feira, 27 de março de 2015

MATERIAL DE ESTUDO PARA A PROVA DE FÍSICA- 7ºANO

CAPÍTULO 13: REGULARIDADES DA NATUREZA - 7º ANO






COMUNICADO AOS ALUNOS DO 7º ANO!

Pessoal, a tabela sobre as estações do ano,  que seria usada na tarefa será entregue na terça-feira.  A atividade será feita em grupo  durante a aula de Física, pois preciso orientá-los quanto a sua realização.

Bjos, até segunda!!

Ótimo fim de semana a todos!!

terça-feira, 24 de março de 2015

Correção da tarefa de Física- 8º ano A / TEMA: A AÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS


PARTE 1

Tarefa dada em 10/03/15.


ü Redução do solo fértil

 Vamos considerar o desmatamento da Floresta Amazônica. A atuação de decompositores sobre resíduos(que na maioria são restos de plantas) deixa no solo nutrientes necessários às plantas. Com o desmatamento, várias plantas deixarão de existir, pois os decompositores deixarão de obter alimentos, visto que não haverá resíduos para utilizarem em sua nutrição, e morrerão. Sem nutrientes no solo e sem decompositores, a mata das regiões vizinhas não se expande em direção ao terreno devastado, pois este perdeu sua fertilidade. Ainda que o homem introduza novas plantas neste local, pode ser que não haja nutrientes em quantidade suficiente no solo para que estas se desenvolvam.
Na maioria das vezes, o homem derruba uma floresta para transformá-la em campo agrícola. É o que ocorre na maioria dos campos agrícolas existentes, que manejados de forma inadequada, sofrem erosão e perdem a fertilidade.


ü Introdução de uma espécie onde ela não existe.

Este caso de intervenção do homem no ambiente pode ser problemático, pois as espécies introduzidas em um ecossistema de forma intencional ou acidental oferecem riscos a esse ecossistema, passando a ser consideradas espécies invasoras.
Podemos citar como exemplo de espécie invasora, o Javali, nativo da Ásia, Europa e norte da África. Estes foram trazidos para o Brasil por criadores, alguns escaparam e no ambiente natural transformaram-se em praga, pois além de devastar plantações, compete com outros animais pode até atacar pessoas.
Outro exemplo aconteceu na Austrália, quando colonizadores ingleses resolveram levar para lá alguns casais de uma espécie conhecida como lebre europeia. Como na Austrália, não havia carnívoros suficientes ágeis e rápidos suficientes para caçar essas lebres, em pouco tempo a população desses animais aumentou assustadoramente e eles passaram a devorar a vegetação nativa e a invadir plantações, devastando-as.

       ü Substituição da vegetação nativa:

Pode ser observada em locais do Brasil onde a vegetação do cerrado foi substituída por plantações de eucaliptos destinadas à produção de madeiras e papel. Embora as formigas saúvas continuem encontrando condições favoráveis para o seu desenvolvimento, os tamanduás (seus predadores naturais) e algumas espécies de aves não conseguem sobreviver nos eucaliptais, morrendo ou fugido para outras regiões onde há vegetação do cerrado. Sem predadores, o resultado é a multiplicação de saúvas, que se transformam em pragas.

 

Correção da tarefa de Física - 8º ano A / TEMA: A AÇÃO HUMANA E OS DESEQUILIBRIOS AMBIENTAIS


PARTE 2

Tarefa dada em 17/03/15.

Outros exemplos  da ação humana no ambiente que se mostraram desastrosas.

·        a destruição dos manguezais em vários pontos do litoral vem interferindo na procriação de várias espécies marinhas;

·        a derrubada da Mata Atlântica, reduzida a menos de 10% do que existia em 1500 vem alterando o regime de chuvas em vários pontos do litoral, o que já provocou a extinção de inúmeras espécies;

·        o despejo de esgotos e de resíduos industriais em rios provoca a mortalidade de grandes quantidades de peixes.

 

 

 

 

REVISÃO - 7º ANO