terça-feira, 21 de abril de 2015

TRABALHO DE FÍSICA - ARISTÓTELES

ARISTÓTELES
 ALUNAS: FERNANDA E GIOVANA

Nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia, em 384 a.C .
Aos 17 anos, ingressou na Academia de Platão, em Atenas. Foi por lá que despertou a atenção de seu mestre, Platão, a ponto de substituí-lo após sua morte.
Teve um filho chamado Nicômaco.

Em 343 a.C se tornou o mestre de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época.

Com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola. Sua escola, em pouco tempo, se tornaria um renomado centro de estudos, dividido em diferentes especialidades.

Mas, com a morte de Alexandre, em 323 a.C., houve um aumento do sentimento antimacedônico em Atenas. E, além disso, o partido nacionalista foi reativado por Demóstenes.

Tudo isso deixou a situação de Aristóteles delicada. Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade e teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola.

Morreu um ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal.
 

 
 
É possível dividir a sua vida em duas partes....
Uma anterior a Academia de Platão, e outra posterior.
 
Na primeira, Aristóteles mostra-se influenciado, acreditando na imortalidade da alma e divindade dos corpos celestes.
 
Já na segunda é notável uma maior independência em relação aos pensamentos de Platão.
 
Após a morte de Platão, Aristóteles ainda funda o Liceu, sua escola em Atenas, com uma biblioteca e museu com diversas espécies. Seus alunos ficaram conhecidos como “andarilhos” “ou peripatéticos”.

LIVROS:
 


 

1- Física
2- Sobre o Céu
3- Sobre a Geração e a Corrupção
4- Meteorológicos
 

 
ARISTÓTELES E A FÍSICA
 A preocupação de Aristóteles com a física começa pela investigação do movimento dos corpos, com a observação do crescimento, alteração e mudança.
Suas contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, a gravidade e a queda dos corpos, e sua Teoria do ato e potência.

Ao movimento da queda dos corpos Aristóteles chamou de graves. O ato e potência  explica as indagações de Aristóteles em relação ao movimento dos corpos, “ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento”.
 
 A gravidade é considerada por Aristóteles como o movimento que os corpos fazem para chegar ao seu lugar natural. E quanto mais pesado for o corpo maior será velocidade que irá cair ao chão. Aristóteles afirma que, os elementos caíam para acharem o local correto que deveriam estar na natureza: o ar acima de tudo como uma camada protetora da terra, logo abaixo o fogo (daí a explicação de porque o fogo queima para cima) e a água na superfície da terra e por último a terra.


 

Adicionar legenda






Essas considerações são feitas por Aristóteles devido à crença de que a terra era o centro do universo mantendo-se imóvel enquanto os outros planetas giram em torno dela.


 
A TERRA COMO O CENTRO DO UNIVERSO:
 
 
 
 
 
A Terra era considerada o centro do universo e todos os astros giravam em torno dela, por isso era chamado o sistema geocêntrico. O mundo, sublunar segundo Aristóteles, era o mundo das mudanças e dos movimentos onde não havia o éter e o espaço do mundo supra lunar onde os corpos celestes  movimentavam em seu próprio eixo, diferentemente da terra que por não possuir essa forma estava em estado inerte.

 
 
PTOLOMEU:

Cláudio Ptolomeu também adotou o mesmo sistema cosmológico de Aristóteles acreditando que a terra era o centro do universo(sistema geocêntrico),a Terra encontra-se no centro do universo, e em torno dela giram Lua,Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.
 
Porém no sistema elaborado por Aristóteles as órbitas feitas por esses astros eram círculos perfeitos, o que contrariava os cálculos feitos por Ptolomeu.

Desenvolveu um complicado sistema de oitenta epiciclos, para redesenhar os movimentos das órbitas desses astros. Um epiciclo seria a órbita circular descrita por um planeta e em contrapartida outra órbita circular é feita envolta da Terra.






 
QUATRO TIPOS DE MOVIMENTO...
 
 1) Movimento substancial – mudança de forma, nascimento e morte.
 2) Movimento qualitativo – mudança de propriedade.
 3) Movimento quantitativo – acrescimento e diminuição.
 4) Movimento espacial – mudança de lugar, condicionando todas as demais espécies de mudança.
MOVIMENTO
A capacidade de produzir o movimento, e a matéria em repouso que seria a falta de movimento, traz uma outra questão muito importante para a física aristotélica que é o tempo e o espaço.

A proposição de Aristóteles em relação ao tempo é que o existe um ponto zero que é o agora e uma reta temporal que seria infinita, o entendimento racional do termo é a compreensão cognitiva desses  dois momentos na reta temporal. Que se distingue através do movimento das coisas.


Movimento Natural: Movimento que carrega um objeto a seu lugar natural;

Movimento Violento: Afasta o objeto de sua posição natural. Quando isto acontece, o movimento tende a “perder força”, enquanto que o movimento natural tende a “ganhar força”.
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Um comentário:

REVISÃO - 7º ANO