terça-feira, 21 de abril de 2015

TRABALHO DE FÍSICA- JAMES PRESCOTT JOULE


JAMES PRESCOTT JOULE
ALUNOS: DANILO E HÉLIO
 

 

James Prescott Joule foi um físico britânico que nasceu a 24 de Dezembro de 1818 em Salford, tendo falecido a 11 de outubro de 1889 emTrafford.
 
ü  Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico. Isso o direcionou para a teoria da conservação da energia (a Primeira Lei da Termodinâmica).

ü  A nomenclatura joule, para unidades de trabalho no SI só veio após sua morte, em homenagem. Joule trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado, agora chamada Lei de Joule.

          Filho de Benjamin Joule (1784-1858), um rico cervejeiro, Joule foi educado em casa, em Salford, até 1834 quando foi enviado, com seu irmão Benjamim, para estudar com John Dalton na Sociedade Literária e Filosófica de Manchester.

         Os dois só receberam educação por dois anos em aritmética e geometria, até que Dalton foi forçado a se aposentar devido a um acidente vascular cerebral. Entretanto, a influência de Dalton deixou marcas duradouras assim como a dos seus associados, o químico William Henry e os engenheiros de Manchester Peter Ewart e Eaton Hodgkinson. Joule foi posteriormente tutelado por John Davies. Fascinado por eletricidade, ele e seu irmão faziam experiências dando choques elétricos em si e nos empregados da família.

        Joule tornou-se um gerente da fábrica de cerveja e tinha um papel ativo até à venda do negócio em 1854.

        A ciência era um hobby, mas ele logo começou a investigar a viabilidade da substituição do motor a vapor da cervejaria pelo recém-inventado motor elétrico.

        Em 1838, seus primeiros artigos científicos sobre a electricidade foram contribuições para Annals of Electricity, a revista científica fundada e conduzida por William Sturgeon, colega de Davies.

        Ele descobriu a Lei de Joule em 1840 e esperava impressionar a Royal Society, mas notou, não pela última vez, que ele era visto como um mero amador provinciano. Quando Sturgeon se mudou para Manchester em 1840, Joule e ele se tornaram o núcleo de um círculo de intelectuais da cidade. Os dois compartilhavam simpatias similares de que ciência e teologia podem e devem ser integradas.

          Passou a perceber que a queima de uma libra de carvão numa máquina a vapor produzia rendimento cinco vezes maior que uma libra de zinco consumida numa célula elétrica de Grove, uma primitiva bateria elétrica.

 

 

Um comentário:

REVISÃO - 7º ANO