segunda-feira, 4 de maio de 2015

TRABALHO DE FÍSICA: NICOLAU COPÉRNICO

TRABALHO DE FÍSICA: NICOLAAU COPÉRNICO

ALUNAS: LUANA E RAFAELA



Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
 
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.
 
Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico, apesar da grande circulação de seu livro (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições, o que é uma quantidade grande para os padrões científicos da época). Entretanto, muitos astrônomos aceitaram partes de sua teoria, e seu modelo influenciou muitos cientistas renomados que viriam a fazer parte da história, como Galileu e Kepler, que conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la.
As principais partes da teoria de Copérnico são:
  Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).
  O centro do universo é perto do Sol.
  Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.
  A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.
  O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.
  A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
 

 
 
 



2 comentários:

REVISÃO - 7º ANO